O grupo Doutores do Samba, composto por ex-alunos da Escola Paulista de Medicina, realizará uma Live (transmissão ao vivo pelas redes sociais) no dia 31 de maio, às 16 horas, para arrecadar fundos e adquirir Equipamentos de Proteção individual – EPIs – para profissionais de saúde da instituição, que atuam no combate ao Coronavírus, no hospital universitário público da UNIFESP (SP).
Entre os integrantes do grupo de samba está o médico oftalmologista de Brusque, Dr. Mauro Toledo Leite, um dos sócios fundadores do Hospital de Olhos de Brusque. Mauro é o violonista da banda e conta que a ideia do grupo surgiu com a paixão dos amigos pelo samba de raíz. Entre os anos de 2006 e 2010, eles se apresentavam em bares e casas de show nos bairros da Vila Mariana e Moema, zonal Sul da capital paulista. Após a formatura dos integrantes, cada um seguiu suas carreiras na medicina e o grupo de dissipou. O projeto, agora, será retomado por uma boa causa.
“Em um momento tão delicado como o que estamos vivendo, doar nosso tempo para ajudar colegas que têm trabalhado arduamente, arriscando suas vidas para ajudar os doentes, é essencial e o mínimo que podemos fazer. E se podemos ajudar, faremos, independente de quem for e de onde for, seja aqui na nossa cidade, seja em outro estado. Acredito que esse projeto será bem vindo e as doações também. Estamos ensaiando há umas duas semanas, à distância, claro, e faremos esse encontro virtual em prol do profissionais de saúde que tanto ajudam a população no enfrentamento ao Coronavírus. Espero que o maior número de pessoas possa contribuir”, comentou o Dr. Mauro.
Entre os integrantes, além do oftalmologista Mauro, o grupo conta com Cirurgião Plástico, Urologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Cardiologista e outros. A ideia de reunir o conjunto nessa transmissão ao vivo visa ajudar os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19 a arrecadar recursos para comprar máscaras, aventais descartáveis e face shield (proteção para o rosto) do hospital paulista, estado com maior número de vítimas da doença.
Alguns nomes famosos no país já se juntaram nas redes sociais para apoiar a causa, como o goleiro do Palmeiras Weverton, os ex-jogadores de futebol Vampeta, Zetti e Ederson, o jornalista Flávio Prado e o integrante do grupo Os Originais do Samba, Hugo Valsi. A Live poderá ser acompanhada nos canais do Doutores do Samba no Youtube, Instagram, Facebook e Vimeo (@drsdosamba) no domingo do dia 31 de maio, às 16 horas.